Ética e lealdade fazem a diferença, sim!

Tempo de leitura: 3 minutos

Há 18 anos, a Papirus abriu um processo para recrutamento de um gerente administrativo financeiro e um dos candidatos selecionados me chamou a atenção porque vinha de uma empresa que havia falido e ele foi justamente o profissional que ficou até o último suspiro, porque era o homem de confiança dos antigos patrões, portanto uma pessoa que primava pela ética e lealdade em suas relações.

Ao contrário do que as outras pessoas analisaram, que se o profissional vinha de uma empresa falida, não deveria ser a pessoa mais indicada para ocupar uma vaga na área de finanças, eu interpretei de uma outra forma: apenas quando a Brasinca (uma empresa que fabricava carrocerias para automóveis utilitários) fechou as portas é que esse profissional compromissado com seus propósitos deixou o seu posto. Um homem dotado desses valores, era sim, uma excelente opção para ocupar a vaga em questão.

Apenas quando não havia mais nenhuma chance de tentar ajudar a empresa a superar seu momento de dificuldade máxima é que Rubens Roberto Martins, o hoje Diretor Administrativo Financeiro da Papirus, também conhecido como Rubão, saiu em campo para conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho e foi assim que se iniciou sua trajetória de alto profissionalismo e competência na Papirus.

Durante aquela nossa primeira conversa, olhos nos olhos, eu percebi logo que se tratava de uma pessoa pé no chão, experiente, consciente do que iria funcionar ou não, educado, inteligente, realista e, melhor dos mundos: OTIMISTA!

Naquela época eu ainda estava na ativa e promovia, todas as quartas-feiras à noite, um sopão integrativo nas dependências da fábrica, que além de integrar, também era um ótimo momento para conhecermos melhor os nossos colaboradores, em papos mais descontraídos, e logo no início da chegada do Rubens na nossa equipe, ele já se mostrava uma pessoa participativa, interessada nos assuntos da empresa e não demorou muito para se tornar um dos organizadores desses eventos socializadores semanais na empresa.

Com o desenvolvimento de seu trabalho, destacaram-se algumas habilidades importantes para o nosso negócio, como sua capacidade de articular e negociar com os banqueiros, o senso aglutinador de manter um excelente relacionamento com as áreas industrial e comercial, o diferencial de somar, agregar valor.

Outra coisa que merece ser destacada é o cuidado, a atenção que o Rubens dispensa no relacionamento com todos os nossos colaboradores, totalmente pertinente com o DNA de gestão que rege as empresas da família Ramenzoni, desde o tempo que fabricávamos os melhores chapéus do Brasil.

E para completar, que paizão sensível que o Rubão é, viu!

Fala das duas filhas (e agora dos netinhos!) com um orgulho danado, curte cuidar, dar atenção, estar junto.

Um homem de bem com a vida, feliz, que se orgulha e gosta do que faz.

Uma pessoa que vale a pena conhecer, conviver e compartilhar da amizade, principalmente quando saímos por aí, acelerando nossas motos e descobrindo novos cenários.

Antonio Pupim e Bernadete, Amando e Vitória, Dante e Cidinha, Rubens Martins, Cláudio e Evelyn na Livraria da Vila, na ocasião do lançamento da minha biografia.
Reunião com advogados e acionistas da Papirus. Rubens Martins (camisa azul), Dante, Dr. César, Cidinha e Dra. Mila

 

 

 

5 Comentários


  1. Sr Dante …. como agradecer as palavras, não tem como, me emocionei demais porque passa um filme em nossas cabeças e vemos que valeu a pena cada minuto. Fazer parte dessa história me enche de orgulho e trabalhar ao seu lado foi um ensinamento, onde coragem, ousadia e um otimismo sem tamanho são suas marcas registradas. Me orgulha demais estar ao lado de vcs nessa luta diária. Muitíssimo obrigado

    Responder

    1. Caro Rubão,
      Agradeço muito suas palavras e agora quem ficou emocionado fui eu!
      Continue sempre assim que você vai chegar longe…
      Abração do amigo.

      Responder

  2. Profissionalismo, lealdade e companheirismo definem muito bem o Rubão. É muito bom dividir com ele e com Pupim a direção da Papirus. Parabéns pelo reconhecimento Rubão.

    Responder

    1. Caro Amando,
      Muito bom poder contar com o profissionalismo, coragem e ousadia de vocês três na direção da Papirus, conjuntamente comigo.
      Abraço do amigo.

      Responder

  3. Parabéns Rubens pelo seu profissionalismo e principalmente por nossa amizade. Parabéns Sr. Dante pelas belíssimas palavras em homenagem ao Rubens. Mila

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *