Precisa se mexer

Tempo de leitura: 4 minutos

É incrível como nos sentimos desmotivados quando somos privados de realizar as atividades que estamos acostumados, quando algo de força maior nos impede de fazê-las, como por exemplo agora, que temos que ficar sem fazer muitas coisas que gostamos, dessa vez para escapar do vírus Ômicron.

Só que mesmo sem ir à academia, ao clube, ao estúdio de pilates ou ao parque para fazer uma caminhada, precisamos dar um jeito de nos exercitarmos, mesmo que seja em casa.

Eu e meus irmãos ouvimos essa frase do nosso pai desde que nascemos: “Precisa se mexer!”

E o que a gente fazia?

Nos mexíamos mesmo com aquela vontade danada de ficar na cama e dormir até mais tarde.

Só que para nos mexermos precisamos de estímulos.

O ser humano só funciona quando se sente estimulado e assim acontece com a prática de exercícios físicos, se estamos motivados, a energia é outra.

Tem dias que eu faço movimentos de alongamento e exercícios específicos indicados pela minha fisioterapeuta antes de sair da cama e se fico preguiçoso e não faço bem feito, o resultado é zero. Por isso me esforço e cumpro a minha lição de casa da melhor forma possível, todos os dias.

Cá entre nós, às vezes não estou com a menor vontade, mas faço assim mesmo, por que esse é um mantra na minha vida: ter constância nas coisas.

Quantas ideias, empresas, negócios, propósitos, projetos de vida e boas intenções naufragam pela falta de constância. Todo objetivo requer esforço e trabalho contínuo, sem isso é impossível alcançar resultados em qualquer campo da vida.

E o que entendo por constância?

Permanecer em uma meta estipulada até completá-la, para no final poder dar aquele respiro gostoso de “eu consegui!”.

Ter constância nas atividades físicas pra mim também é muito importante porque precisamos ter a responsabilidade de nos tratarmos bem, para não darmos trabalho para as outras pessoas.

E constância também tem a ver com traçar pequenos ou grandes desafios e se mexer para cumpri-los, levar adiante as ideias, não mudar a decisão antes do primeiro problema, terminar o que começou, não deixar as coisas para depois, não desanimar diante das dificuldades, saber esperar, fazer as coisas bem-feitas do início ao fim e manter o máximo de esforço durante todo o tempo.

A vida que temos agora, se comparada com a que tínhamos antes da pandemia, nos impôs algumas limitações, onde aprender a ter constância faz toda a diferença. E no meu caso, ainda tive dupla limitação, em função das duas cirurgias realizadas em 2021, uma na coluna e outra de colocação de prótese no quadril, o que me obrigou a remodelar a minha rotina de exercícios de acordo com a minha reabilitação pós-cirúrgica.

Só agora, quase um ano depois, os tempos de caminhadas estão aumentando paulatinamente e as dores estão dando uma trégua, mas devo confessar, não é nada fácil, precisa ter muita força de vontade. Mas eu sigo firme!

Você já deve ter escutado aquela frase que diz que “o nosso corpo não foi feito para ficar parado”, e é isso mesmo. Quando crianças, desenvolvemos habilidades todos os dias e exercitamos nosso corpo e mente com frequência e isso precisa continuar acontecendo também quando chegamos na maturidade.

E quando digo ficar parado, isso não diz respeito somente a movimentos corporais e atividades físicas, mas também a estacionar nos mesmos conceitos, ideias e pensamentos, que muitas vezes nos deixam desmotivados, desanimados e até doentes.

Eu sei que é muito chato fazer exercício sozinho, se não temos uma companhia muitas vezes acabamos desistindo.

Quando era mais jovem e frequentava academia, convidava sempre alguém da minha família para ir comigo, fazer no mesmo horário, com o mesmo personal trainer, porque isso nos motivava mutuamente. (Se bem que eu tinha um primo que sempre inventava uma desculpa e acabava que eu treinava três vezes na semana e ele só treinava uma!)  

Então, nunca é demais repetir, mesmo naqueles dias em que você não sentir vontade de sair de casa ou não puder, mexa-se!  

Se o clima não estiver favorável, mexa-se! Se houver mil obstáculos, assim mesmo, procure mil maneiras de superá-los. Quem é constante tem facilidade para triunfar, porque se habitua a lutar diariamente, inclusive contra si mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *